Capa / Estaduais / Sorriso: confirmados 05 casos de contaminação por superbactéria no Hospital Regional

Sorriso: confirmados 05 casos de contaminação por superbactéria no Hospital Regional

superbacteriaFoi confirmado que 05 pacientes encontram-se no isolamento dentro do Hospital Regional devido a infecção por uma superbactéria identificada como Acineto Bacter. A confirmação foi feita na tarde de hoje 26/06, pela médica infectologista, doutora Ana Paula Jorge Fernandes, em entrevista coletiva à imprensa.

A superbactéria, ou bactéria super resistente sofre uma mutação genética que confere resistência a múltiplos antibióticos e torna resistente outras bactérias. E está relacionada ao uso indiscriminado de antibióticos. Neste caso os pacientes são oriundos da UTI, e estiveram internados por longos períodos, fizeram uso de antibióticos de amplo espectro, o que favorece a incidência da bactéria super resistente.

Segundo a médica, um dos pacientes veio de outra unidade hospitalar e os outros estavam na UTI. Eles estão isolados. Três pacientes estão em um quarto, e os outros dois, cada um em um quarto em separado. A informação é de que eles apresentam uma melhora progressiva e deverão ter alta nos próximos dias. A médica não descartou que sempre há um risco de morte nesses casos.

A superbactéria foi identificada em exames laboratoriais, no laboratório de microbiologia, no final de semana e imediatamente foi feito o isolamento dos pacientes. Pelo fato deles serem egressos da UTI, foi colhida cultura dos oito pacientes que encontram-se na UTI e pacientes novos não estão sendo aceitos, até porque a UTI já está lotada. De acordo com a médica há um risco da UTI ser interditada.

Segundo o diretor clínico do Hospital Regional, doutor Pedro Fontes, a direção do hospital está tomando todos os procedimentos necessários, de isolamento dos pacientes infectados, cuidados de higiene e assepsia por parte dos funcionários do hospital e que a população não tem motivos para alarde já que a bactéria se prolifera pelo contato com secreções dos pacientes contaminados.

A proliferação da super bactéria é um risco que ocorre apenas em ambiente hospitalar, após a alta, os pacientes não oferecem riscos aos familiares de transmissão.

Fonte: Rádio Sorriso

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top