Capa / Cidades / Encontro de geólogos discute exploração mineral na região norte de MT

Encontro de geólogos discute exploração mineral na região norte de MT

ouroSerá realizado nesta quinta-feira (27), às 14h, na Associação Comercial de Peixoto de Azevedo, o 1° Encontro de Geólogos de Exploração da Província Aurífera de Alta Floresta. Na programação do evento palestras com o diretor presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat-MT), João Justino de Barros e do prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Brito (PSD), sobre o tema “Cenário atual do conhecimento geológico e metalogênese da Província Aurífera de Alta Floresta e Peixoto de Azevedo.

Na oportunidade também serão debatidos os principais questionamentos e problemas de cunho geológico enfrentados recentemente pelas equipes de exploração, como por exemplo, a idade das mineralizações, alteração potássica pervasiva, mineralizações disseminadas, pulsos ígneios especializados, modelos genéticos com implicações na exploração e análogos mundiais. A intenção dos organizadores do encontro é que sejam recomendados temas que possam ser objeto de estudos específicos através de trabalhos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mestrado e doutorado.

Posteriormente, os geólogos definem estratégias e meios para atualizar a cartografia geológica na região, com ênfase no fomento e na mutua colaboração entre grupos de pesquisas em conceituadas universidades do país como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Para o presidente da Metamat, João Justino, o encontro é importante para abrir novas discussões junto ao setor contribuindo de forma significativa para melhorar tanto a capacitação, quanto fomentar novos estudos.

Ao fim do evento, será elaborado um protocolo com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de estudos em temas prioritários em alvos explorados pelas empresas na região, por meio de trabalhos de graduação e pós-graduação. A redação do protocolo estabelecerá em termos gerais, como os dados e informações repassadas pelas empresas serão utilizadas, inclusive qual o tempo de confidencialidade para que estes possam ser repassados a comunidade.

Realizado pela Cooperativa dos Garimpeiros de Peixoto de Azevedo, o encontro também conta com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade, Metamat-MT, Assembleia Legislativa (AL-MT), Geologia e Exploração Mineral (Geoprospec), Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Peixoto de Azevedo (Coomipaz), Braço Norte Mineração e Serviços, Coluna DTVM, D´Gold DTVM e OMDTVM.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top